Qual é o melhor modo de tratar as fraturas na infância e na adolescência?

Neste Papo de Mãe vamos falar sobre fraturas na infância e adolescência. Nossos convidados são o Dr. Bruno Massa e a Mariana Barioni, mãe de 2 meninos: o Antonio, de 5 anos, e o Francisco, de quase dois. O Dr. Bruno é ortopedista pediátrico e vai explicar para gente como que é a fratura em crianças, já que eles estão em fase de crescimento. Os ossos são diferentes dos ossos de um adulto? E a nossa reportagem irá mostrar ainda um Centro de Esportes Radicais.

 

Existe uma idade certa para o bebê começar a andar?

Neste Papo de Mãe vamos falar sobre os primeiros passos dos bebês. Tem coisa mais fofa? Um marco no desenvolvimento dos nossos filhos. Quando as crianças começam a andar os pais querem registrar tudo. Para esta conversa, convidamos o ortopedista pediátrico Dr. Bruno Massa e a mamãe Juliana F. Chade Mummey, que tem o Benjamin de 10 meses. Participa do programa também a pediatra Tania Zamataro. Na reportagem, vamos mostrar os bebês em uma creche e ver q cada criança tem o seu ritmo e como os professores lidam com isso.

Alerta para os cuidados com entorse de tornozelo

Veja quais são os cuidados para tratar a lesão

Leia mais

Acidentes domésticos nas férias podem ser evitados

Todos os anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em média, 125 mil crianças de até 14 anos são hospitalizadas em todo o Brasil em decorrência de diversos acidentes.

Leia mais

Colônia de férias ou acampamento também precisam de orientações

Com a chegada do recesso escolar, muitos pais não podem acompanhar as crianças por conta da vida profissional, colônia de férias e acampamentos viram uma alternativa muito esperada pela maioria das crianças e adolescentes.

Leia mais

Especial Férias

Atenção redobrada com as crianças

Nas férias, as brincadeiras ganham ainda mais espaço e até mesmo podem ficar mais radicais! Por isso, os pais devem priorizar a proteção dos pequenos. A maior parte das lesões e fraturas nas crianças são causadas por quedas e práticas esportivas.

Leia mais

Férias: cuidados com acidentes infantis devem ser redobrados

O fim de junho vai se aproximando acompanhado de uma preocupação dos pais: o que fazer com as crianças nas férias? Muitas vezes, uma brincadeira inocente como correr, jogar futebol, andar de skate, patins ou bicicleta termina em uma lesão grave e acaba com as férias. Dados do Ministério da Saúde revelam que só em 2017, 51.928 crianças entre 0 e 14 anos foram hospitalizadas vítimas de quedas.

Leia mais

É possível evitar acidentes domésticos com crianças em casa. Foto: Pixabay

Queimaduras, quedas, sufocamento: como proteger os filhos de acidentes domésticos?

Durante incidente, pais e cuidadores precisam manter a calma antes de agir; entenda

Quando o bebê nasce, a família se prepara para a chegada do pequeno: compra toda a espécie de itens de maternidade e, em alguns casos, até reforma a casa. No entanto, as crianças crescem rápido e logo aprendem a ficar sentadas, a engatinhar e a dar os primeiros passos. É aí que mora o perigo.

Leia mais

Tem problema se a criança sentar em W?

Certamente você já deve ter ouvido por aí que criança não pode sentar com as pernas na posição “w”. Afinal, será que é mesmo prejudicial? Os especialistas respondem!

Leia mais

Dor do crescimento: como diferenciá-la?

Ortopedista pediátrico explica algumas características para ajudar os pais em busca do bem-estar dos filhos

Em um primeiro momento é importante destacar o que é a dor do crescimento. Apesar deste nome não é exatamente o crescimento que dói, como destaca o Dr. Bruno Massa, ortopedista pediátrico. “A dor do crescimento se manifesta no osso que está se desenvolvendo e o que se sabe é que ela acontece com mais frequência à noite. Sem causa específica, o diagnóstico é feito por exclusão”. Leia mais